I TM 4:116

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 TM 4:16

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pastor ou "Pecuarista de subsistência"???




Por Marcos Silva.

     Antes que alguém me crucifique quero esclarecer que existe diferença entre insubordinação e não conformismo com medidas que venham de encontro ao seu direito e liberdade comum, bem como a graça divina liberada a nós. O fato pertinente à postagem diz respeito ao inconformismo com o autoritarismo de alguns líderes que insistem em achar que as ovelhas são suas, e o pior que são para sua subsistência pessoal ou do seu ministério.
     Há alguns anos fui convidado a visitar uma igreja de uma outra denominação, era aniversário de uma banda da qual conheço seus integrantes por vários anos. Quando chegamos fomos bem recebidos e posteriormente foram apresentados os visitantes com o ecoar da igreja em peso dizendo "SEJAM BEM VINDOS EM NOME DE JESUS". No término do culto um dos integrantes me procurou e pediu para que quando eu soubesse de algum evento evangelico para contactá-lo pois gostaria de fazer divulgação da banda, já que estavam ensaiando em estúdio a fim de gravar um CD.  Imediatamente me veio à memória o congresso jovem que estava prestes a acontecer na minha igreja, não hesitei e fiz o convite esperando um sim para que eu pudesse falar com o pastor. Porém tive foi um balde de água fria, a resposta foi exatamente a seguinte: " MARQUINHOS, FICO ATÉ SEM GRAÇA DE FALAR, MAS SÓ PODEMOS PARTICIPAR DE EVENTOS QUE NÃO SEJAM EM IGREJAS, POIS O NOSSO PASTOR NÃO PERMITE QUE VISITEMOS OUTRA DENOMINAÇÃO". Diante da recusa perguntei-lhe se achava certo isso, qual era a justificativa. A resposta foi que era pra não trazer maus costumes de outras denominações, que não achava certo mais devia "obediência ao seu pastor. Tal resposta me fez lembrar de uma frase do grupo estratagema de Deus que diz que "JESUS LIBERTA E A IGREJA PRENDE".

Observe tamanha hipocrisia.
    * Posso ir à uma festa na casa de um parente, onde tem músicas mundanas, imorais e de apelo sexual, bebida alcoólica etc, mas não posso prestar culto ao meu Deus com irmãos em outra igreja.
    * Te chamo de meu irmão, digo que temos o mesmo Deus, mas nossa comunhão é limitada pelo partidarismo denominacional.

     A justificativa desse pastor é típica de um líder fraco, que quer alcançar seus objetivos por meio de imposição, na verdade não é um líder e sim um mero chefe, e vou ser mais veemente, seus "chefiados" não passam de fantoches, que não observam o fato com espiritualidade nem tampouco com lógica. Tal justificativa ao meu ver é apenas uma desculpa esfarrapada, na verdade não há uma preocupação de corrompimento dos princípios denominacionais nem perder a ovelha, ele não quer perder o seu gado de subsistência, no qual só serve para contribuír para o seu sustento e crescimento do seu ministério. Esse modelo de pastor apascenta a si mesmo: "Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, vestis-vos de lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. "Ezequiel 34:2-3. O "pastor" infiel sempre está interessado em defender os seus direitos - seu salário, seu dia de descanso, sua privacidade, sua família. Gasta a maior parte do tempo cuidando de seus próprios interesses.Quem ama cuida, não oprime.

    O pastor segundo o coração de Deus não age como dominador sobre o rebanho, antes serve como exemplo: ". . . nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelos do rebanho”. I Pedro 5:3. O bom pastor anda na frente do rebanho. como o seu exemplo e as ovelhas o seguem.

     O pastor fiel faz com prazer aquilo para o que foi posto, que é cuidar da noiva de Cristo e não tornar-se dono dela. Quem não exerce o ministério como servo do Senhor da igreja, se compara a um pastor infiel.

     O pastor infiel exerce domínio sobre o rebanho: "Mas dominais sobre elas com rigor e dureza" Ezequiel 34:4b. O "pastor” infiel age como se fosse dono da igreja e considera a obrigação de todos os demais como sendo a mera obediência às suas ordens. Ele desobedece frontalmente a ordem de Deus: "Não como dominadores sobre o rebanho...". I.Pedro 5:3.
    
      O "pastor" infiel: Ele quer ter a primazia: "Escrevi alguma cousa à Igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida." III.João 9. O "pastor" infiel, não quer ser um servo da Igreja (II Coríntios 4:5), mas quer ser um chefe na igreja. Não aceita ser um co--presbítero com os outros (I Pedro 5:1) mas quer ser um chefe-presbítero. Ele é obstinado pelo poder. E por isso não costuma ler cartas quando outros escrevem para ajudar (III. João 9) para não perder o seu domínio sobre a igreja.

     Quem não conforma-se com as imposições absurdas da sua ditadura são considerados desobedientes: "E os expulsa da igreja". III. João 10c. O "pastor" infiel não tem a mínima preocupação com a manutenção de membros da igreja que poderiam ameaçar a sua autoridade. Não faz nenhum trabalho espiritual de recuperação, não segue os princípios de Mateus 18,15-17 -simplesmente se quer ver livre dos que não apoiam a sua posição autoritária.

     Deus vai dar termo ao seu pastoreio: "Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores, e deles demandarei as minhas ovelhas; porei termo ao seu pastoreio, e não se apascentarão mais a si mesmos; livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que já não lhes sirvam de pasto. Ezequiel 34:10. Um pastor ditador pode se manter por algum tempo, porém o dia vem quando Deus mesmo o afastara do seu ministério.
Convém lembrar mais uma vez que toda a liderança da igreja é responsável perante Deus quando permite que se crie uma situação destas. A toda a liderança é atribuída o cuidado pelo rebanho (Atos 20:17 a 28) e cada um dará contas a Deus pelas pessoas que foram espalhadas.

     Aos membros e igrejas cujos guias realmente velam pelas vossas almas queremos deixar o texto de Hebreus 13:17 "Obedecei aos vossos guias (plural) e sede submissos para com eles: pois velam por vossas almas como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não vos aproveita a vós outros”.


Um comentário:

  1. Esse texto me fez lembrar um fato que ocorreu comigo quando eu era Seminarista de 2º Ano no ano de 2005, ao final do ano letivo de 2004, minha professora de Evangelismo e Missões nos passou o Chamado "Pacto de Lausanne" que ocorreu em 1974 na Suiça e que contou com a participação de lídres Mundiais das denominações cristãs e que procurava promover uma maior interação entre as denominações evangélicas, ao inicio do ano letivo de 2005 ela nos passou sobre a "Consulta de Fo do Iguaçú" e na prova perguntou quas foram os avanços em relação a um e outro. Eu que havia me transferido da Assemblía de Deus para a Igreja Batista respondi, sem sombra de dúvidas, que "nenhuma, pois já era dificil existir cooperação entre igrejas de mesma fé e ordem, imagine se existiria cooperação entre denominações diferentes" resultado, levei um zero bem redondo nessa questão, fui convidado a mudar a resposta para dizr "que a o avanço foi a permissão de líderes e seminaristas participar do evento, coisa que o pacto de Lausanne não previu", me recusei por reconhecer justamente o que foi dito no texto acima, precisamos ser "Cooperadores com Cristo" e não "espalhadores pelo Diabo", Jesus mesmo já disse que "um reino eubdividido não subexistirá", precisamos parar de dividir o reino de Deus como tem sido feito.
    Pr. José Luis

    ResponderExcluir

Não será permitido ofensas ou palavras de baixo calão.