I TM 4:116

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 TM 4:16

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O que você canta quando não está na igreja?



Por Marcos Silva     

       Não pude deixar de escrever a respeito de algo que hoje presenciei, foi algo tão curioso, pode até não ser para alguns que já estão habituados com tal tipo de comportamento, comportamento este que não deve servir de exemplo pra nenhum cristão, nem tampouco para um ministro de louvor.
       Ia eu para o trabalho quando já dentro do ônibus voltei minha atenção para duas adolescentes de aproximadamente 15 anos, que estavam em pé próximo do banco que eu estava sentado, elas falavam de assuntos relacionados ao grupo de louvor de suas respectivas igrejas. No ônibus tocava uma música ambiente secular de um grupo que expressava uma linguagem de duplo sentido que dizia  _ "Quero dar uma fugidinha com você, então foge, foge, foge e depois a gente vê"_ O estranho é que uma delas em determinadas pausas da conversas cantarolava junto, e pelo visto sabia muito bem a letra. Num dado momento essa mesma menina falou que na sua igreja tinha um teclado e ela estava aprendendo para tocá-lo e não ficaria somente no vocal, e a outra replicou como se fosse a coisa mais natural do mundo: _ "Eu também vou passar a tocar no ministério de louvor, estou aprendendo violão já sei tocar até a musica AI SE EU TE PEGO, é facinho só tem quatro acordes!

      Diante de fatos como este eu fico pensando, que nível que chegou o ministério de música! e eu te pergunto: Onde está o temor? Será esse o perfil do adorador? Que será que estamos cantando quando não estamos na igreja?
      Não fiz essa postagem por causa da musica secular em si, que aliás existem músicas chamadas evangélicas que são verdadeiras afrontas à soberania de Deus e os princípios bíblicos tornando-se até piores que muitas músicas seculares, mas o que me compeliu foi o apelo imoral das músicas, totalmente incompatíveis com a conduta cristã. A música tem um poder incrível de mexer com nossos sentimentos, principalmente aquelas que apelam pela poesia e romantismo, por isso não critico quem as ouve, claro que com algumas ressalvas;
       * Que não sejam apelativas para a imoralidade, sexualidade ou violência.
       * Que não sejam blasfêmicas ou que depreciem os atributos de Deus.
      Apesar de não ter o costume de comprar CDs de músicas seculares e nem sintonizar rádios que não sejam evangélicas, aprecio sim algumas músicas, mas elas não fazem parte do meu cotidiano. Quem nunca recordou algum momento através de uma música romantica, o tempo que você e seu conjuge se conheceram etc ??? Mas lembremos sempre que tudo tem limite, existem músicas que são para o homem, existem músicas que são para Deus mas também existem músicas que são contra o homem e contra Deus.


       Imagine a água sendo esquentada pelo sol; ela começa a evaporar subindo em direção ao mesmo. Se estiver limpa, sobe água limpa; se estiver suja, sobe água suja. Assim a adoração; ela é o estado do ser explodindo em atos divinamente aceitos. Não é o ato de evaporar que define a adoração, e sim o ser água limpa. O que dela proceder será resultado. O ato é a conseqüência do ser; é o fruto que se espera de uma árvore. Por isso, não basta adorar, é preciso adorar de modo agradável a Deus.
      É impossível querer que Deus receba a adoração dos lábios, se ela emana de um coração incrédulo, distante de Deus, e que o desonra por meio de uma vida incoerente. A boca precisa expressar o que o coração está cheio. Não são os belos cânticos que lhe entoamos, e sim a vida santa que lhe consagramos, a real adoração.
      O profeta Isaías denunciou este erro vital. "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram" (Mateus 15:8-9). Não basta dizer "santificado seja o teu nome" se isso for apenas vã repetição. Esta falsa adoração não será aceita por Deus.
     Sendo assim, a pergunta seguinte é: Todas as pessoas são adoradoras? Digo que sim! Mas nem toda adoração é aceitável a Deus ou dirigida a Ele. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4:19-24).
      Tragamos sempre à memória que como cristãos temos que ser vitrines de santidade, pureza, retidão, e não creio que seja tão difícil, principalmente se avaliarmos primeiro com a seguinte pergunta: Será que jesus agiria como estou agindo?
                                                                                            Fiquem na paz do Senhor.
                                                                                                                                         Marcos Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido ofensas ou palavras de baixo calão.