I TM 4:116

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 TM 4:16

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ministério, fonte de renda ou rebeldia?

Por Marcos Silva.


         Analisando o grande crescimento de igrejas improvisadas, indaguei comigo mesmo: Será que estou demasiadamente crítico, intolerante, ou até mesmo com zêlo desnecessário? Ao passar pelas ruas vejo igrejas de denominações históricas e sérias e ao mesmo tempo pequenas chamadas igrejas improvisadas, montadas com poucos recursos, com algumas cadeiras, uma caixa de som e uma pessoa que geralmente está gritando, mesmo com o volume no máximo a ponto de distorcer. Quais as causas desse "fenômeno", se é que posso chamar assim. Será que isso retrata o início de um ministério guiado pelo Espírito Santo ou é uma vávula de escape para aquela pessoa que por algum motivo discordou da liderança anterior, independente de quem estava errado.  Na verdade isso mais me parece uma disputa por espaço, a busca por almas já não existe e sim a ideologia de que elas irão a ele na busca por soluções.  É incrível como da década de 70 pra cá isso tem aumentado.

        Quando eu era criança conhecia quase todas as denominações existentes no Brasil, nem que fosse só pelo ouvir falar, mas hoje já não posso dizer o mesmo. Embora nunca tenha mencionado aqui no blog qual a minha denominação, existem as que eu particularmente considero sérias, mesmo com algumas divergências teológicas ou doutrinárias, tenho grande respeito e reconheço seu papel na propagação do evangélho, são igrejas que tiveram seu início fundamentado em um novo conceito doutrinário ou na grande necessidade de implantar uma congregação na localidade. Denominações como Batistas, Presbiterianos, Metodistas, Congregacionais entre outras, têm suas histórias, histórias essas que envolvem muita luta, perseverança, oração e amor pelas almas. Alguém pode até dizer: "Ah mas também se subdividiram". Mas percebi que não perderam a identidade, o que não é o caso das Assembléias de Deus.

        Voltando para as igrejas improvisadas, tente sondar a história do início, seus pilares fundamentais e faça uma avaliação. Se realmente Cristo for o dono da igreja, com certeza estará fundamentada e prosperará, e se não for, não subsistirá ou se tornará em uma fonte de renda para quem a dirige, custeada por uma multidão de fantoches. Podem até me atirar pedras dizendo frases do tipo "o que importa é que o evangelho seja pregado", e por frases como essas é que surgem as heresias.

        Seria cômico se não fosse trágico o texto abaixo postado por Wellington de Paula, leia e olhe em volta e veja se não é uma infeliz realidade.
    

Como montar uma igreja manual pratico. Tutorial

(Uma crítica ao crescimento desordenado das igrejas evangélicas )

A primeira coisa em se ter em mente é o publico alvo, ou seja, geralmente pessoas de classe baixa.
2 Monte uma declaração doutrinaria simples, com tópicos básicos da fé cristã, e com ênfase em manifestações espirituais, introduza algumas doutrinas que lhe convém como no caso do batismo por aspersão, ( isso la na frente eu explico) não adote usos e costumes pode afastar o publico,
Procure declarações que de ênfase em crescimento financeiro, tem varias declarações doutrinarias na net com esse estilo basta escolher.
3 Alugue uma salão de 100 por 50 no mínimo, que caiba ai uns 100 bancos, não tente montar um templo muito pequeno, pois da a noção de falta de profissionalismo e ministério novo.
O aluguel desse tipo de espaço sai a 400,00 R$ esse custo com fiador.
4 Contrate um pregador profissional, de uma vasculhada no Orkut youtob salas de bate papo, Existem vários crentes bom de papo e decepcionados com o seu ministério, pregadores profissionais e mercenários a internet esta repleta.
Então faça a proposta com um bom salário, quando o ministério estiver grande e seu pregador começar a se destacar mais que você, coloque ele para abrir franquias ou como se diz normalmente congregações.
Alem do salário também banque a gasolina e de a ele 2% de participação nos lucros da igreja, vai dar ai fixo de 1.200 com 20 membros fixos que ganham 1 salário mínimo e meio você paga fácil os custos do pregador .
5 Escolha um nome sugestivo, como Igreja da vitória ou Igreja missionária da conquista, sempre dando preferência a nomes triunfalistas, não use nomes ridículos ou muito menos que envolta manifestações espirituais isso pode afastar o publico mais conservador.
6 Materiais para o púlpito e áudio:
Compre um púlpito de acrílico que custa em média,
4 Microfones com cabo e pedestais
1 Mesa de som 12 canais
2 Caixas de retorno R$ 500,00
2 Amplificadores com pedestais
1 Potência
1 Violão elétrico
1 Bateria básica com banco
1 Aparelho toca cd
1 Retro projetor pode ser um usado.
5 Bancos para o púlpito.
Pronto a parte do púlpito esta completa, com ele localizado ao meio, os bancos atrás e tudo mais, coloque a mesa de som e as aparelhagens conforme a planta que desenhei embaixo, é a distribuição mais comum nas igrejas.
Já a parte dos instrumentos não é necessário se preocupar agora em investir muito, lembre-se você esta começando, não precisa seguir a risca, conforme sua igreja for crescendo e a clientela aumentando, virão músicos de outros ministérios sedentos por projeção, eles investirão nessa parte trazendo guitarras, baixos e outros instrumentos.
Adote um cantor Cristão no começo enquanto não tem músicos e também play backs.
Compre um bebedouro para a igreja ou utilize uma torneira com filtro para economizar, pois economia é muito importante, por isso peço que adote o batismo por aspersão para economizar a construção de um tanque batismal , depois com dinheiro em caixa mude a doutrina da igreja e monte um tanque, mudar de visão doutrinaria não é vergonha, demonstra humildade.
Outro detalhe importante, batismos dão um grande público.
Com a igreja montada, boa parte dos ministérios não necessitam de investimentos no começo, pois são ministérios que dependem de profissionais e esses profissionais geralmente investem no que estão fazendo.
Cito o exemplo de sala de crianças, berçários, grupos de adolescentes, entre outros, muitos crentes dedicados bancam tudo de sues bolsos e esses crentes geralmente procuram reconhecimento e aplausos, por isso os que se destacarem faça como se fosse o funcionário do mês, leve ele ao púlpito, elogie, cite o nome dele em publico, e depois de um tempo passe a investir no ministério para não parecer abuso, e receber reclamação, pois crente gosta de jogar na cara tudo que faz ou fez pela igreja;
Não tire dinheiro de seu bolso para investir em cultos especiais, que por sinal dão muito lucro, como também gastos.
Para isso incentive rifas, sorteios, venda de materiais, e o carro forte da igreja, a cantina.
Destine a renda da cantina dedicando ao culto do mês.
Convide cantores e faça cultos com pregadores de renome, calcule gastos e lucros, não faça nada que de prejuízo.
Não se preocupe com impostos, pois segundo Constituição Federal, nossa lei maior, há a proibição da cobrança de impostos contra entidades religiosas, conforme previsto em seu artigo 150, inciso VI
A técnica da tabua.
Coloque uma grande tabua na porta da igreja logo na entrada, já vi varias igrejas com essa técnica.
Mas por que isso? Essa tabua na verdade tem o intuito de as pessoas não verem o que se passa dentro do templo e só ouvirem.
Caso as pessoas vejam que sua igreja esta vazia, dificilmente entraram e uma vez que passarem pela tabua, colocada na porta não saíram mais.
A tabua causa curiosidade, pois se você tiver cinco crentes dentro da igreja, o som que sai da porta da a noção de serem uns trinta membros.
A tabua no começo é uma boa técnica.
Atenda bem os crentes que adentrarem, seja carismático, marque sala pastoral, conselho a casais, na lógica um crente que esta visitando sua igreja em 95% dos casos esta pensando em mudar de ministério. Ninguém vai ficar perambulando na rua atrás de igreja ou pedir conselhos a um pastor de outra igreja se tiver firme na sua;
Ouça todas as suas reclamações, ofereça apoio, mesmo sabendo que ele esta errado, não o contrarie, passe para ele a sua visão e tente ganha-lo para o seu novo projeto.
Hoje em dia existem 4 tipos de crentes.
1 O Decepcionado 2 O Encrenqueiro 3 O Desviado 4 O fiel
O decepcionado se decepcionou provavelmente com algo que ocorreu em seu ministério ou algum tropeço do pastor ou dos membros, esses são ótimos não os perca.
Os encrenqueiros geralmente são famílias que vem ou por que o filho não podia cantar na igreja, ou por que o pastor o colocou em disciplina. Esse tipo de crente é bom no começo, depois trate de descartá-lo, pois pode causar problemas.
Se ele saiu da outra igreja por causa de problemas com dizimo, nem de ouvidos a eles, mande embora, se reconciliar com seu ministério ele é prejuízo na certa.
Já o desviado é uma mistura de decepcionado com encrenqueiro, bem mais fácil de domar, lembre-se sempre de incluí-lo na hora dos apelos, e outra, eles adoram orações na frente do altar quando se chama todos em grupo.
E por fim o fiel novo convertido, este é um caso a parte, virá no decorrer dos trabalhos, doutrine ele muito bem, pois se você não tiver cuidado com ele, procurar ser o exemplo, pode torná-lo um decepcionado, ou caso você não de oportunidade para que ele cresça em ministérios pode se tornar um encrenqueiro, se não doutriná-lo nas doutrinas da sua igreja pode se tornar um enfim um desviado, e isso pega mal para o grupo na atual situação de crise, perder membro é prejuízo.
Já com o ministério montado distribua cargos, pois ninguém lidera sozinho.
Contrate um contador
Monte a estrutura com Pastor presidente no caso você, vice presidente, seu pregador profissional, tesoureiro, secretario e outros cargos, caso precise segurar um bom contribuinte de a ele um cargo.
Coloque lideres nos ministérios:
Líder do louvor, líder das crianças, líder da Ebd, líder da área social, líder das irmãs, líder dos jovens, líder dos adolescentes, líder dos irmãos, líder da intercessão e diáconos.
Bom com toda essa estrutura montada tendo 100 membros fixos que ganham 2 salários mínimos que da R$ 700,00 mês, isso contando com os descontos do registro, eles dizimando 10% faça a conta, você lucra mensalmente 7.000 você deve colocar em conta também algumas campanhas, carnes, ofertas alçadas, correntes de prosperidade, produtos, entre outros, o lucro triplica.
Tirando os gastos calculei ai uns 5.000 livres pra começar.
Para apimentar o lucro adote a boa e velha teologia da prosperidade, pois quanto mais seus membros prosperam melhor para você.
Embora ultrapassada a teologia da prosperidade ainda da muitos lucros. Não a escancare na igreja, dose aos poucos.
Leia livros de kenneth hangin,R.R. Soares, T.L. Osborn entre outros.
Monte campanhas de prosperidade e utilize técnicas de probabilidades.
Se no seu culto os 100 membros aderiram a campanha de doze dias dos 70 valentes de Davi e estão pagando em dia o carne de 12X de 10,00 Reais, é obvio que pela lei da probabilidade, em um culto com 100 pessoas em um dia de campanha, uma pessoa deve ter alcançado uma vitória ou na área espiritual, física ou financeira, e ela possivelmente associara a vitoria a campanha em si.
Bom esse será seu bode expiatório a galinha dos ovos de ouro, o exemplo de que a campanha esta dando certo.
Mais dessas técnicas esta em nossa apostila de gestão de negócios.
Com o nome da igreja ficando famoso no meio do publico evangélico, trate de entrar com registro em marcas e patentes, pois quando você vender franquias de sua igreja o nome forte entra como valor.
Ai embaixo esta a planta de uma igreja com os materiais que relacionei acima.
igreja market plano panejamento modelo
Só espero que você esteja ciente do pagamento final.
Quando houver o dia do juízo.
Wellington de Paula.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido ofensas ou palavras de baixo calão.