I TM 4:116

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 TM 4:16

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Como Continuar Amigos no Meio de Controvérsia

Não há como evitar completamente a controvérsia entre irmãos. Reconhecendo isto, precisamos estar determinados a continuar amigos apesar de nossas diferenças. Se você e eu formos amigos, procuraremos todas as opções disponíveis para mantermos nossa amizade, mas se formos apenas conhecidos, poderemos não estar tão preocupados com isso. Na verdade, "Em todo tempo ama o amigo..." (Provérbios 17:17).
Convicções diferentes deixam-nos tensos, ameaçando nossas amizades e aumentando a possibilidade de divisão. Isto poderá levar-nos a fazer tudo o que pudermos para continuar amigos, ainda que tenhamos uma discordância. Tenho sugestões sobre como continuar amigos mesmo que divirjamos:


1. Estudem juntos os assuntos que ameaçam a união. Evitar a discussão de assuntos de discordância é apenas retardar o inevitável.


2. Evitem injúrias. Usualmente, os "rótulos" não são apreciados pelo "rotulado". Ao mesmo tempo, reconheçam a dificuldade de evitar completamente os rótulos, e determinem-se a não ficar "ofendidos" se um deles for usado em referência a sua posição.


3. Evitem generalizações amplas. Não conclua que seu amigo crê ou pratica tudo o que é defendido por aqueles com quem está ligado. Não fica bem declarar que ele engoliu o camelo só porque engoliu alguns mosquitos.


4. Evitem ridicularizar. Ninguém gosta de ser ridicularizado. Trate ao outro e suas crenças com a mesma dignidade que você espera dele para com você e suas convicções. Fale sempre gentil e respeitosamente.


5. Aceitem os bons motivos por parte daquele de quem você discordar. Ele, provavelmente, está tentando tanto quanto você agradar a Deus. Se não, deixe que Deus lide com esse problema. Você não gostaria que ele impugnasse seus motivos!


'Tentem entender o ponto de vista oposto. Ouça verdadeiramente o outro ponto de vista em vez de "se desligar dele" enquanto você prepara seu próximo argumento

  Divulgação: estudogospel.com.br |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido ofensas ou palavras de baixo calão.