I TM 4:116

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 TM 4:16

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Falta de zêlo no louvor.

    


Por Marcos Silva

           Assisti esse vídeo (assista até o final, se conseguir) lançado na rede a pouco tempo que mes fez refletir um pouco sobre situações que passei ao longo do meu ministério na parte musical. Por muitas vezes eu e minha esposa somos convidados a louvar em outras igrejas, o que fazemos de bom grado, sem mesmo nos atermos à liturgia ou doutrina local, claro, desde que não seja heresia. Somos apenas eu e ela, não somos uma banda completa, sofisticada, mas procuramos fazer o melhor, mesmo que com apenas piano e voz.
           Pude observar a falta de senso nas pessoas em se adequar ao dom que Deus lhes deu, querendo fazer o que gosta, acha bonito ou dá estatus, confesso que gostaria muito de saber cantar bem, mas me contento em não fazê-lo por entender que não sou apto para tal, mas me alegro no Senhor nas outras coisas que me capacitou. E é incrível como as pessoas quando ouvem um som diferente do que estão habituados se sentem motivados a cantar também e logo se dispõem a soltar a voz, o primeiro passo é pedir a oportunidade ao dirigente e logo pedem aos músicos au ao músico que lhe acompanhe. Resultado, difícilmente sai algo harmonioso, quando não é o músico que não conhece a música, é um vocal totalmente desafinado, transformando a adoração em motivo de chacota.
           Achei um post interessante feito por Thiago Ibrahim que trazem considerações muito úteis a respeito do assunto.


Escrevo dessa vez, não pra falar das letras das canções, como das outras vezes, mas sobre a falta de zelo da liderança que permite que músicos ainda não preparados assumam tamanha responsabilidade. Aqui falo de preparação técnica e psicológica. Você que me lê deve considerar importante a função de um músico (e quando digo músico estou abrangendo toda a classe, ou seja, pessoas que trabalham com música). O músico na igreja, faz parte da liturgia pra servir à igreja e ajudá-la no louvor congregacional, como de costume. Portanto, não é uma tarefa fácil, tampouco menos importante. Assim, espera-se que as pessoas que as desenvolvam estejam minimamente preparadas para tal atividade.

O normal é darmos risadas das meninas que estão cantando ou dos músicos que não tomam nenhuma atitude diante da notória desafinação, que até mesmo quem nunca pegou num violão identifica. Mas agora, te convido a colocar-se no lugar da banda que você assistiu no vídeo e imaginar a super exposição que podem estar sofrendo por causa da desafinação completa durante toda a música. No Youtube o vídeo já passou das 15000 visualizações e não para de ser compartilhado e assistido. E não para por aí, o vídeo foi postado na conta da igreja da qual provavelmente a banda faz parte. Outra exposição é para o evangelho. Mas não uma exposição positiva, pois um não cristão que assiste a esse vídeo pode julgar a nós cristãos como relaxados com a arte que produzimos.

Acredite, sei do que estou falando, pois já visitei muitas igrejas nesses anos de evangelho e já presenciei muita coisas tristes como essa do vídeo.

A intenção com esse texto é despertar em você a atenção para a arte dentro da igreja. Temos criado guetos e não produzimos nada que seja relevante para transformação da nossa cultura. E isso se deve, principalmente, à falta de cuidado com a música e que produzimos em nossas igrejas. Instrumentos desafinados, músicos que não conhecem música, sem sensibilidade e sem humildade pra ouvir de outras pessoas em quê podem melhorar.

Acredite no que digo: a igreja deveria ser um celeiro de talentos e de boa arte, já que, como diz a Bíblia em cada cristão habita o Espírito de Deus, o mesmo Espírito que estava presente na Criação de todas as coisas. Esse Espírito que é a criatividade em máxima potência, deveria fazer com que fôssemos o supra-sumo da arte, mas não é o que vejo, pois somos relaxados com os talentos que Deus nos dá e deixamos a desejar com aquilo que Deus coloca em nossas mãos para fazermos.

Conselho para a liderança: invista nos músicos da sua igreja. Encoraje-os a estudar, a buscar aprimoramento. Cobre. Envolva-os. Dê responsabilidades a eles. Mostre a importância que tem um músico que produz boa música e que desenvolve bem o talento que tem.
Conselho para os músicos: seja humilde. Estude. Pratique. Ouça, ouça muito e de tudo. Engaje-se na sua função. Corresponda à responsabilidade que você recebeu. Influencie outras pessoas a buscarem conhecer mais sobre música.

Dessa forma, teremos cultos mais proveitosos, saudáveis e agradáveis, tanto para os nossos ouvidos, quanto para os ouvidos Daquele que nos chamou para louvar.

Se você é músico, te convido a mostrar esse texto para o seu pastor ou seu líder de ministério. Se você é pastor ou líder, mostre esse texto aos músicos da sua igreja. E vamos fazer o Reino crescer e espalhar pela Terra a verdadeira e agradável arte que aprendemos com o autor da vida.

Obs.: Esse texto foi escrito com pesar por alguém que ama a igreja e quer vê-la cada vez mais relevante, semeando o Reino de Deus aqui na Terra e glorificando a Deus em tudo o que faz.

SOLI DEO GLORIA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido ofensas ou palavras de baixo calão.